skip to main |
skip to sidebar
Principais funções de um GPU
- Pixel pipeline — Parte de um processador gráfico que transfere informações referentes aos pixels. Quanto maior a sua quantidade, maior a velocidade da placa em processar pixels para exibição no ecrã.
- Fillrate — Quantidade de pixels texturizados que podem ser gerados e exibidos pelo processador gráfico num segundo.
- Render output unit (ROP, unidade de saída de renderização) — uma das etapas finais de renderização na qual os pixels e texels na placa são processados no pixel final a ser exibido na tela.
- Shader — Instruções de software usados nos processadores gráficos para renderizar efeitos. Dividem-se em três tipos principais:
- Geometry shader — Combina uma série de vértices em objectos que serão processados pelos pixel shaders.
- Pixel shader — Manipula pixels por meio de efeitos aplicados a cada um deles no ecrã.
- Vertex shader — Manipula vértices e consequentemente o formato de objectos. Esses vértices são então enviados para os geometry shaders.
- Unified shader — Refere-se à capacidade de processar os três diferentes tipos de shaders numa única secção do processador (originalmente cada um dos shaders era processado numa área especializada).
- Texture mapping unit (TMU, unidade de mapeamento de textura) — Unidade que redimensiona uma imagem bitmap e a aplica numa superfície ou objecto 3D.
- Transform and lighting (T&L, transformação e iluminação) — Processos nos quais objectos tridimensionais num espaço virtual são convertidos em coordenadas bidimensionais para exibição em monitores (transformação) e o cálculo de cores resultantes em objectos iluminados no ecrã (iluminação).
Sem comentários:
Enviar um comentário