O que acha deste blog?

domingo, 16 de março de 2008

PCI Express 2.0


O padrão PCI Express 2.0 (PCIe 2.0) , oferece o dobro de velocidade do padrão antigo (500 MB/s bidirecionais) ao invés dos 250 MB/s. Um slot PCI Express x16 2.0, poderá transferir até 8 GB/s contra 4 GB/s do padrão anterior.

O novo barramento PCIe 2.0 suporta as placas PCIe 1.1 e uma placa gráfica PCIe 2.0 também funciona numa board com um slot PCIe 1.1, no entanto a versão PCIe 1.0 não é compatível.

sábado, 15 de março de 2008

PCI-EXPRESS


PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI-EX) é o padrão de slots para placas gráficas, criada pela Intel. Sucessor do AGP e do PCI. Tem velocidades desde x1 até x32. Até a versão x1 consegue ser duas vezes mais rápido que o PCI tradicional. No caso das placas gráficas, um slot PCI Express x16 é duas vezes mais rápido que um AGP 8x. A tecnologia PCI Express conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexões seriais ("caminhos", também chamados de lanes) para transferência de dados.
Se um dispositivo usa apenas um caminho, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x, se utiliza 4 caminhos, a sua denominação é PCI Express 4x, etc...
Cada lane pode ser bidirecional, ou seja, recebe e envia dados (250 MB/s em cada direção simultaneamente). Cada conexão usada no PCI Express trabalha a 8 bits de cada vez, 4 em cada direcção. Assim sendo, o PCI Express 1x consegue trabalhar com taxas de 250 MB por segundo, um valor bastante superior que os 133 MB/s do padrão PCI de 32 bits.

Comparação das taxas de transferência entre AGP e PCIe:

* AGP 1x: 266 MBps ---> PCI Express 1x: 250 MBps
* AGP 2x: 532 MBps ---> PCI Express 4x: 1000 MBps
* AGP 4x: 1064 MBps ---> PCI Express 8x: 2000 MBps
* AGP 8X: 2128 MBps ---> PCI Express 16x: 4000 MBps

sexta-feira, 14 de março de 2008

AGP


AGP (
Accelerated Graphics Port (Porta Gráfica Acelerada)), muitas vezes também chamada Advanced Graphics Port (Porta Gráfica Avançada) é um barramento de computador (computer bus) ponto-a-ponto de alta velocidade, padrão para conectar um tipo de periférico à motheboard de um computador.O padrão AGP é originário da Intel. Geralmente é ligado a estes slots uma aceleradora gráfica, que tem a função de acelerar o processamento de imagens 3D (terceira dimensão). O AGP acede dinamicamente a memória RAM do sistema para armazenar a imagem do ecrã e para suportar o mapeamento de textura. A primeira versão do AGP (AGP 1x) usa um barramento de 32-bits operando a 66 MH, ou seja, a transferência máxima de dados para um slot AGP 1x é de 266 MB/s. As versões mais novas do AGP têm taxa de transferência de dois a oito vezes (versões AGP 2x, AGP 4x, e AGP 8x). O AGP foi descontinuado, sendo substituido pelo barramento PCI Express.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Placas Gráficas On-Board



Em certos
computadores (normalmente nos de baixo custo), as placas
gráficas estão
incorporadas na Motherboard.
Este tipo de placas não possui
memória dedicada, por isso
utilizam a memória RAM do sistema.
Como a memória RAM é geralmente mais lenta do que as memorias utilizadas
pelos fabricantes de placas gráficas,
este tipo de sistema
torna o sistema mais lento.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Principais funções de um GPU

  • Pixel pipeline — Parte de um processador gráfico que transfere informações referentes aos pixels. Quanto maior a sua quantidade, maior a velocidade da placa em processar pixels para exibição no ecrã.
  • Fillrate — Quantidade de pixels texturizados que podem ser gerados e exibidos pelo processador gráfico num segundo.
  • Render output unit (ROP, unidade de saída de renderização) — uma das etapas finais de renderização na qual os pixels e texels na placa são processados no pixel final a ser exibido na tela.
  • Shader — Instruções de software usados nos processadores gráficos para renderizar efeitos. Dividem-se em três tipos principais:
    • Geometry shader — Combina uma série de vértices em objectos que serão processados pelos pixel shaders.
    • Pixel shader — Manipula pixels por meio de efeitos aplicados a cada um deles no ecrã.
    • Vertex shader — Manipula vértices e consequentemente o formato de objectos. Esses vértices são então enviados para os geometry shaders.
      • Unified shader — Refere-se à capacidade de processar os três diferentes tipos de shaders numa única secção do processador (originalmente cada um dos shaders era processado numa área especializada).

  • Texture mapping unit (TMU, unidade de mapeamento de textura) — Unidade que redimensiona uma imagem bitmap e a aplica numa superfície ou objecto 3D.

  • Transform and lighting (T&L, transformação e iluminação) — Processos nos quais objectos tridimensionais num espaço virtual são convertidos em coordenadas bidimensionais para exibição em monitores (transformação) e o cálculo de cores resultantes em objectos iluminados no ecrã (iluminação).

O que é um GPU?


GPU (Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico, em português)), conhecido
também como VPU ou unidade de processamento visual, é o nome dado ao microprocessador
especializado em processar gráficos em computadores pessoais.

O que é uma placa gráfica?


Placa gráfica é um componente que envia sinais para o monitor, de forma a que possam ser apresentadas imagens ao utilizador.



Bem-vindos!

Este blogue foi criado no âmbito da disciplina de Arquitectura de Computadores, e realizado pelos alunos João Piteira e Bernardo Santos da Escola Secundária Augusto Cabrita. Os principais objectivos deste blogue são explicar o que é uma placa gráfica e para que serve uma placa gráfica.

Tempo em Lisboa

Click for the latest Lisboa / Portela weather forecast.